Ezetimiba em Adição ao Tratamento com Estatina após Síndromes Coronarianas Agudas

Ezetimiba em Adição ao Tratamento com Estatina após Síndromes Coronarianas Agudas

Christopher P. Cannon, Michael A. Blazing, Robert P. Giugliano, et al

Investigadores do IMPROVE-IT

Fonte: ClinicalTrials.gov number, NCT00202878

Base Teórica: O tratamento com estatina reduz o LDL colesterol e o risco de eventos cardiovasculares, mas se a adição de ezetimiba, uma droga não-estatina que reduz a absorção intestinal do colesterol, pode reduzir a taxa de eventos cardiovasculares não é sabido.

Métodos: Nós conduzimos um estudo duplo-cego, randomizado, com 18.144 pacientes que foram hospitalizados por síndrome coronariana aguda nos 10 dias anteriores e com LDL colesterol entre 50 e 100 mg/dL, se eles não estivessem recebendo tratamento para redução dos lipídeos. A combinação de sinvastatina 40 mg e ezetimiba 10 mg (sinvastatina-ezetimiba) foi comparada com sinvastatina 40 mg e placebo (monoterapia com sinvastatina). O desfecho primário foi o desfecho composto por morte cardiovascular, infarto do miocárdio não-fatal, angina instável com necessidade de hospitalização, revascularização coronariana (>30 dias depois da randomização) ou acidente vascular encefálico não-fatal. O seguimento médio foi 6 anos.

Resultados: A mediana do LDL colesterol durante o estudo foi de 53,7 mg/dL no grupo sinvastatina-ezetimiba, em comparação com 69,5 mg/dL no grupo monoterapia com sinvastatina (P<0,001). A taxa de eventos Kaplan-Meier para o desfecho primário em 7 anos foi 32,7% no grupo sinvastatina-ezetimiba, em comparação com 34,7% no grupo monoterapia com sinvastatina (diferença absoluta de risco 2%; razão de risco 0,936; intervalo de confiança de 95% 0,89 a 0,99; P=0,016). As taxas de câncer e de efeitos colaterais em músculo, vesícula biliar e fígado foram similares nos dois grupos.

Conclusões: Quando adicionados ao tratamento com estatina, a ezetimiba resultou em redução adicional dos níveis de LDL colesterol e melhorou os desfechos cardiovasculares. Além disso, a redução do LDL colesterol para níveis abaixo das metas anteriores resultou em benefício adicional.