Input your search keywords and press Enter.

Brasil não crescerá 3% ao ano, diz especialista

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil não deve voltar a crescer 3% ao ano, segundo o economista Marcos Lisboa, presidente do Insper. Ele explica que, sem bônus demográfico e com produtividade estagnada, a única saída para o País é acelerar a agenda de reformas. 

“Tem de fazer muita reforma. Primeiro: o Brasil vai crescer menos daqui para frente. O Brasil tinha uma população que crescia 4% ao ano. Agora cresce menos de 1%. Se você quer crescer 3%, a produtividade tem de crescer 2%. A produtividade do Brasil não cresce isso há 40 anos. Uma série de intervenções pioraram a produtividade. A incerteza sobre os investimentos aumentou”, comenta ele, em entrevista para o portal Estadão. 

Além disso, ele afirmou também que o Brasil hoje é o resultado de uma sociedade que acha normal a distribuição de benefícios. “A boa notícia é: não tem problema novo. Todos esses problemas já existiam antes, alguns há 20 anos, como o da Previdência. Quanto mais demora, pior a situação fiscal. A conversa de abertura comercial começou, mas não andou. Tem muitas medidas que estão na mão do secretário de Comércio Exterior (Marcos Troyjo) que poderiam estar sendo tomadas, como redução de restrições não tarifárias”, conclui. 

(Equipe do site)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *